O prolongamento da auto-estrada do mar (AEM) Vigo-Saint Nazaire até Tanger-Med, que arrancou em Abril último, tem registado taxas de ocupação a rondar os 40%.
Por enquanto, a linha concentra-se essencialmente no transporte de pescado dos mercados marroquinos para o porto de Vigo, um dos mais importantes da Europa neste tipo de mercadoria, para complementar o transporte de veículos terminados com origem na fábrica da Renault na cidade de Mellousa.
Além disso, o tempo de trânsito de 26 horas entre Tanger-Med e Vigo também torna esta rota interessante para o transporte de produtos têxteis, aproveitando os fluxos de produção e exportação da Inditex.
Mas o “salto” da AEM para Tanger-Med, em termos de volumes, deverá acontecer com o arranque da produção da fábrica marroquina da PSA, em Kenitra, previsto para 2019.
Com isso, as taxas de ocupação da AEM deverão aumentar substancialmente, na medida em que grande parte dos automóveis que saírem daquela linha de montagem terá como destino os mercados externos, e nomeadamente europeus.
Note-se que o grupo PSA já alavanca a AEM da Suardíaz, mediante a exportação de veículos produzidos em Espanha e a importação de componentes.
De momento, a AEM entre Vigo e Nantes-Saint Nazaire conta quatro saídas semanais. A extensão até Tanger-Med acontece duas vezes por semana.