O projecto da Intermodal Promotion Centre de Portugal assegurou um importante reforço com a adesão da APAT – Associação dos Transitários de Portugal.
Lenta mas paulatinamente, o processo de transformação da APTMCD, de Shortsea Portugal em Intermodal Portugal vai ganhando consistência com a adesão de novos membros, com posicionamentos diversos no mercado e no sector da logística.
A mais recente adesão é a da APAT, a associação que representa os transitários portugueses, com mais de 200 filiados que desempenham um papel fundamental na agilização do comércio externo português.
A entrada da APAT no Intermodal Portugal é importante, não apenas pela sua dimensão e massa crítica, mas também porque a associação – e/ou associados que representa – há muito têm estado envolvidos em estudos, projectos e empreendimentos relacionados com a intermodalidade. Refiram-se, a título de exemplo, o projecto de ferroutage (camião-comboio) entre Portugal e a Alemanha, ou um serviço ro-ro entre Portugal e o Reino Unido.
Não por acaso, neste Ano da Multimodalidade (Intermodalidade), os transitários assumem-se como o Operador Multimodal (Intermodal) por excelência.
A APAT é o 14.º associado da APTMCD, reforçando o leque de competências da Agência e também a prevalência dos operadores privados sobre as instituições públicas em número de aderentes.