Desde ontem o porto de Leixões tem uma ligação regular ao Mediterrâneo, assegurada conjuntamente pela Tarros e Arkas.
Tal como o TRANSPORTES & NEGÓCIOS avançou em primeira mão, Leixões passa a integrar a rotação do Great Pendulum Service, com a operação a ser assegurada por cinco navios de 1 100 TEU cada, da Tarros Line e da Arkas Line.
A primeira escala, ontem, foi garantida pelo Vento di Zefiro.
“Com esta nova rota marítima as empresas portuguesas vão passar a dispor, a partir de Leixões, de mais uma alternativa para exportar para o Mediterrâneo. A nova linha trará, certamente, mais-valias para a economia da região, que vai passar a ter acesso mais facilitado a um mercado altamente estratégico”, afirma, em comunicado, a APDL.
Como sublinha a administração portuária, grande parte das ligações regulares a partir de Leixões dirigem-se para os portos do Norte da Europa, onde, quando é o caso, é realizado o transbordo das cargas.
Com o novo serviço da Tarros e da Arkas, Leixões – e o seu hinterland – fica mais perto de Itália, Grécia, Turquia, Líbano, Egipto e Marrocos.
Note-se que o Great Pendulum Service também escala o porto de Setúbal.