A Autoridade Portuária de Valência (APV) e a Baleària acordaram o prolongamento da concessão do terminal da companhia naquele porto por seis anos.
Naquele terminal, a Baleária realiza operações de carga, descarga e transbordo de automóveis e camiões.
A decisão da APV surge em plena expansão do grupo Baleària. A companhia presidida por Adolfo Utor já conta com várias linhas entre os portos de Valência e Alicante e as Baleares, mas tem um plano de investimento a cinco anos para ganhar competitividade e sustentabilidade.
O plano prevê o investimento de 450 milhões de euros na construção de navios movidos a gás e de terminais inteligentes. A companhia prevê ainda a construção de novos terminais de passageiros em Barcelona, Valência e Palma, assim como a abertura de novas rotas.
Crescimento de 10% nos volumes
A Baleària registou um crescimento de 10% no transporte de passageiros, veículos e carga rodada em 2016. Atingiu no ano passado 3,5 milhões de passageiros, 750 mil veículos e mais de cinco milhões de metros lineares de mercadorias.
Em termos financeiros, a Baleària fechou 2016 com receitas de 329,5 milhões de euros, mais 13% do que no ano anterior, por via das novas ligações a Melilla e à Argélia, assim como à ampliação dos serviços nas rotas das ilhas Baleares. O EBITDA da companhia no ano passado foi de 78,8 milhões de euros e os lucros de 39 milhões de euros.