A Baleària anunciou um plano de investimento de 450 milhões de euros para os próximos cinco anos. Navios movidos a energias alternativas e terminais inteligentes são a base do projecto.
Na apresentação do plano, o presidente da companhia espanhola, Adolfo Utor, explicou que o objectivo é aumentar a “competitividade e oferecer melhores serviços a melhores preços”.
O plano de investimentos contempla a construção de três navios a gás natural – um no estaleiro LaNaval e outros dois no estaleiro Cantieri Navale Visenti – e a compra de outras unidades. Além disso, a frota já alinhada será modernizada através de operações de remotorização.
Os novos terminais inteligentes de passageiros deverão ser construídos pela Baleària em Barcelona, Valência e La Palma. A companhia prevê ainda a abertura de novas rotas.
Crescimento de 10% em 2016
A Baleària anunciou, entretanto, um crescimento de 10% no transporte de passageiros, veículos e carga rodada em 2016 a bordo dos seus navios. A companhia atingiu no ano passado 3,5 milhões de passageiros, 750 mil veículos e mais de cinco milhões de metros lineares de mercadorias.
Os 25 navios da companhia percorreram mais de um milhão de milhas nas 18 rotas que opera, mais 20% do que em 2015. A subida teve como principais motores as novas ligações a Melilla e à Argélia, assim como a ampliação dos serviços nas rotas das ilhas Baleares.
Em termos financeiros, a Baleària fechou 2016 com receitas de 329,5 milhões de euros, mais 13% do que no ano anterior, também aqui por via do aumento da frota e das rotas operadas. O EBITDA foi de 78,8 milhões de euros e os lucros de 39 milhões de euros.