A Brittany Ferries e o porto de Portsmouth prolongaram por dez anos, ou seja, até 2027 o acordo para a companhia francesa de ferries escalar o porto britânico. O contrato surge em “resposta” ao Brexit.
A administração portuária realça, em comunicado, que se trata da “primeira vez que um acordo formal com esta duração é firmado”, apesar da relação entre as duas organizações ter sido iniciada há mais de 40 anos.
“Este acordo sublinha o papel crucial do Portsmouth International Port e da Brittany Ferries no comércio trans-Mancha. Quaisquer que sejam os detalhes do acordo final do Brexit, podemos agora garantir um elo ainda mais forte para empresas e turistas com origem e destino em França e Espanha”, indica, citado no mesmo comunicado, Mike Sellers, director portuário da Port International Portsmouth.
O porto anunciou recentemente um investimento de nove milhões de libras (10,3 milhões de euros) num dos postos de atracagem utilizados pela Brittany Ferries. A ponte móvel de acesso dos veículos ao ferry será substituída ao cabo de 25 anos de serviço.
Por outro lado, a Brittany Ferries planeia construir um novo e mais ecológico “super ferry” que terá o porto de Portsmouth como base. O navio será movido a gás natural liquefeito e operará em conjunto com o popular Mont St. Michel.
O anúncio do prolongamento do acordo com o Portsmouth International Port surge numa altura em que a Brittany Ferries revela números de crescimento, em termos de mercadorias e de passageiros. Em 2016, o número total de passageiros subiu pelo quarto ano consecutivo, proporcionando à Brittany Ferries o seu melhor desempenho numa década.