17 de Junho, 2025
  • Notícias
  • SOBRE NÓS
    • MISSÃO
    • O QUE É O SHORT SEA?
    • CORPOS SOCIAIS
    • EUROPEAN SHORT SEA NETWORK
    • FICHA TÉCNICA
  • MEMBROS
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Intermodal Portugal
  • Notícias
  • SOBRE NÓS
    • MISSÃO
    • O QUE É O SHORT SEA?
    • CORPOS SOCIAIS
    • EUROPEAN SHORT SEA NETWORK
    • FICHA TÉCNICA
  • MEMBROS
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Intermodal Portugal
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Chumbo da liberalização dos serviços portuários divide portos e armadores

por Intermodal
28/01/2016
em Actualidade
0
Home Notícias Actualidade

Maersk-Mckinney-Algeciras

A Comissão de Transportes do Parlamento Europeu (PE) rejeitou esta semana a proposta de liberalização dos serviços portuários apresentada pela Comissão (CE). A decisão foi saudada pela ESPO, enquanto a ECSA fala numa oportunidade perdida.

A decisão dos eurodeputados (aprovada com 29 votos a favor, 13 contra e três abstenções) sustenta que um modelo único europeu para o acesso ao mercado dos serviços portuários não é apropriado “uma vez que o sistema portuário da UE inclui vários modelos diferentes de organização dos serviços portuários”.

“Conseguimos afastar a abertura forçada do mercado dos serviços portuários. Sobretudo por questões de segurança [safety e security], os portos devem poder poder decidir a organização dos serviços portuários”, sintetizou o relator da comissão, Knut Fleckenstein.

A proposta da Comissão Europeia, que remonta a Maio de 2013, visava liberalizar o mercado dos serviços portuários, nomeadamente os serviços de reboques, pilotagem, atracagem e fornecimento de combustível.

O Parlamento contrapôs uma emenda que fixa que “os modelos de gestão portuária estabelecidos a nível nacional podem ser mantidos”.

Contudo, os eurodeputados deram o seu acordo ao estabelecimento de critérios comuns a observar pelas administrações portuárias que pretendam limitar o número de fornecedores de serviços. E clarificaram os “casos justificados” em que tais limitações podem ser impostas, nomeadamente a escassez de espaço, as características do tráfego portuário ou a garantia da segurança e da sustentabilidade ambiental das operações portuárias.

ESPO e ECSA em desacordo

A Organização Europeia dos Portos Marítimos (ESPO, na sigla inglesa) apressou-se a saudar a decisão do Parlamento Europeu, salientando que o novo texto da proposta respeita a diversidade das instalações portuárias europeias.

Já a Associação de Armadores da Comunidade Europeia (ECSA, em inglês) considera-se que se está perante uma “oportunidade perdida”. Os armadores solicitaram, no início de 2015, a inclusão de todos os serviços portuários no regulamento agora em discusssão.

A ECSA considera que há práticas restritivas e obstáculos legais aos armadores, os quais serão sobretudo sentidos pelos operadores de shortsea shipping. Sustenta, por isso, que a proposta aprovada pelo PE é contrária ao objectivo de tornar o mercado mais flexível e acessível a novos operadores.

A ECSA espera, por isso, que os Estados-membros e a Comissão Europeia tenham em conta estas preocupações e que dialoguem com o PE.

 

Tags: Comissão EuropeiaConcorrênciaPortos
PartilharTweetPin

Notícias Relacionadas

Barcelona supera um milhão de camiões no shortsea
Actualidade

Espanha promove transferência modal

02/05/2022
Regresso da AEM Gijon-Nantes talvez só em Setembro
Actualidade

CE apresenta novo plano para as AEM

04/07/2018
Moby e Tirrenia multadas pela Concorrência
Actualidade

Moby e Tirrenia multadas pela Concorrência

27/03/2018
Próximo Post
MacAndrews reforça em Portugal e estreia-se na Figueira

MacAndrews reforça em Portugal e estreia-se na Figueira

Finlinnes amplia oferta no Mar Báltico

Finlinnes amplia oferta no Mar Báltico

CLdN Cobelfret lança serviço directo entre Leixões e Londres

Leixões com recorde de 18,7 milhões de toneladas

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Intermodal Portugal

© 2021 Riscos Editora | Todos os direitos reservados

  • Acerca
  • Ficha Técnica
  • Contacte-nos
  • Política de privacidade
  • Links

Utilizamos determinadas tecnologias no nosso site, como os cookies, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, proporcionarmos funcionalidades das redes sociais e analisarmos o nosso tráfego. Clicando em "ok" está a consentir a utilização destas tecnologias na web. Saiba mais acerca da nossa política de privacidade clicando no botão "política de privacidade".
Cookie SettingsAceitar tudo
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre activado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
GUARDAR E ACEITAR
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
    • MISSÃO
    • O QUE É O SHORT SEA?
    • CORPOS SOCIAIS
    • EUROPEAN SHORT SEA NETWORK
  • MEMBROS

© 2021 Riscos Editora | Todos os direitos reservados