A CLdN anuncia para o próximo dia 24 o reforço do serviço para Portugal com o alinhamento de um terceiro navio. O mercado nacional ganha uma ligação directa entre Leixões e Roterdão mas perde as escalas directas em Londres / Purfleet. E passa a haver uma escala em Santander.
Certo é o aumento da capacidade à saída de Leixões. Aos dois navios actuais juntar-se-ão um terceiro, de características semelhantes, o Adeline, que resto já escalou o porto nortenho. Actualmente as saídas acontecem às quartas-feiras e sábados. O novo calendário ainda não está fechado mas tudo aponta, ao que apurou o TRANSPORTES & NEGÓCIOS, para uma saída à segunda ou terça-feira e à mudança da saída de quarta para quinta-feira, mantendo-se a saída de sábado.
Se até aqui os dois navios vão directamente a Londres / Purfleet, só depois seguindo para Roterdão, a partir de 24 de Outubro o mercado britânico será servido unicamente a partir de Roterdão.
Mas só a saída de sábado ligará directamente ao porto holandês, à ida e volta. As duas primeiras saídas semanais de Leixões escalarão, no caminho, o porto de Santander, que assim se estreia no network da CLdN. A companhia luxemburguesa diz que será a rampa de lançamento para um serviço dedicado ao mercado espanhol.
A CLdN começou a operar em Leixões no final de 2013 e tem sido a principal responsável pelo crescimento das cargas ro-ro no porto nortenho.
Actualmente, a taxa de ocupação dos dois navios tende a superar os 95%, em ambos os sentidos, segundo apurou o TRANSPORTES & NEGÓCIOS, beneficiando nomeadamente do aumento das importações.