A CLdN anunciou a encomenda de dois ro-ro de 8 000 metros lineares de carga rodada, com motorização híbrida a GNL e eléctrica.
Os novos navios terão a mesma capacidade de transporte dos ro-ro Céline e Delphine, os maiores do mundo no shortsea, em operação desde 2017, mas distinguir-se-ão pelas novidades na motorização: dois motores principais dual fuel a GNL e dois propulsores eléctricos.
Uma combinação que permitirá reduzir em 40% as emissões de gases de efeito de estufa e cumprir o TIER III no que toca às emissões de óxidos de nitrogénio (Nox), sustenta a companhia.
No modo 100% eléctrico, os novos navios poderão navegar a uma velocidade de cruzeiro de 16-17 nós, acrescenta
Os dois ro-ro “super eco e híbridos” serão construídos nos estaleiros sul-coreanos da Hyundai Mipo Dockyard, que trabalharam no projecto durante cerca de dois anos, e entregues na primeira metade de 2025. O valor do investimento não foi divulgado.
A CLdN recebeu no final do ano passado o Faustine, com uma capacidade de transporte de 5 000 metros lineares de carga, e deverá receber ainda no corrente mês o Seraphine.
A CLdN escala o porto de Leixões, ligando-o ao Norte da Europa.