A CLdN equipou o MV Delphine, o maior ro-ro de short sea shipping do mundo, com um par de rotores para navegar com a força do vento.
De acordo com a CLdN, o MV Delphine já era um dos navios mais ecológicos entre os seus pares, emitindo apenas 28 gramas de CO2 por tonelada/km movimentada. Mas agora, com o novo sistema de propulsão, as emissões poderão reduzir-se em 10%, diz a companhia.
Para quem olha, o novo sistema de propulsão caracteriza-se essencialmente pela instalação de duas torres, de 35 metros de altura e 5 metros de diâmetro cada, por onde passa o vento, accionando os rotores que produzem energia.
O sistema pode ser montado de raiz em novos navios ou, então, como é o caso, em navios já existentes. Pelas suas dimensões, as duas colunas são rebatíveis para permitirem a passagem do navio sob pontes, por exemplo.
A partir daqui, os resultados práticos da utilização do novo sistema de propulsão a vento vão ser seguidos pela CLdN e por investigadores da Universidade de Ghent, para apurar se se justifica a sua instalação em mais navios da frota ou nas novas encomendas.
O MV Delphine tem uma capacidade de transporte de mais de 8 000 metros lineares de carga rodada.