O mercado britânico vai ficar mais próximo de Leixões a partir da próxima semana, com o novo serviço da CLdN.
A CLdN anuncia para a semana 37 o arranque da ligação semanal entre Leixões e os portos de Dublin e Liverpool.
As saídas de Leixões acontecerão à sexta-feira à noite, com as chegadas a Dublin previstas para as 8 horas de segunda-feira e as escalas em Liverpool para o final da tarde do mesmo dia.
O transit time reduzido é um dos argumentos de peso da oferta, a que acresce a redução dos quilómetros feitos por estrada e, muito importante, a “fuga” por antecipação aos problemas que se adivinham com o Brexit, a partir de 31 de Dezembro, nas ligações entre a Europa continental e o mercado britânico através da Mancha.
O novo serviço será operado por um navio com uma capacidade de cerca de 2 000 metros lineares de carga, pelo menos nesta fase inicial, enquanto se mede a reacção do mercado.
A saída para Dublin e Liverpool acrescerá às duas escalas – às quartas-feiras e sábados – que a CLdN realiza em Leixões com destino a Roterdão e Zeebrugge.
O aumento da oferta – e, espera-se, dos volumes movimentados – é motivo de satisfação, mas também de preocupação para a CLdN, por causa das alegadas imitações operacionais que persistem no terminal multiusos de Leixões. Entre elas, destaca-se a “falta de espaço para segregar as cargas para cada um dos destinos, o que dificulta muito a operação”, e a “desadequação da rampa ali existente para a operação dos nossos navios de maiores dimensões”, avançou Sérgio Costa, representante da companhia, citado pelo TRANSPORTES & NEGÓCIOS.
Ainda assim, a CLdN insiste em reforçar a oferta, faltando agora que os transportadores rodoviários de mercadorias portugueses tirem partido dela.