A CMA CGM anunciou um acordo para a compra da finlandesa Containerships, operador de shortsea com uma forte presença no Báltico, Rússia e Norte da Europa.
O acordo com a Container Finance Ltd Oy inclui, além da Containerships, as participações na Multi-Link Terminals e na CD Holding. O valor do negócio – que fica agora dependente das autorizações necessárias – não foi revelado.
Com a compra da Containerships, a CMA CGM dá mais um passo na sua estratégia de reforço da presença no mercado intra-regional europeu. Em termos regionais, a companhia finlandesa complementa a MacAndrews, mais focada no Norte da Europa e nas ligações com o Mediterrâneo.
Recorde-se que a CMA CGM adquiriu no ano passado a OPDR, outro operador intra-europeu, absorvido pela MacAndrews.
Fundada em 1966, a Containerhips aguarda a entrega do primeiro de quatro navios porta-contentores alimentados a GNL encomendados na China em 2016, num investimento próximo dos 200 milhões de euros.
A CMA CGM, número três mundial no transporte marítimo de contentores, tem também uma forte actividade nos mercados intra-regionais, não apenas na Europa mas também na Ásia (com a CNC), no Brasil (Mercosul) e nas ilhas do Pacífico (Sofrana).
» Containerships investe até 200 milhões em GNL