Depois da CEVA e da CMA CGM Air, a CMA CGM entra no transporte ferroviário de mercadorias com a compra da Continental Rail.
O negócio, que se concretizará por estes dias, foi anunciada pelo grupo ACS, que detém a Continental Rail, em comunicado à Comissão Nacional de Mercados de Valores espanhola.
A transacção valoriza a empresa em 19,9 milhões de euros, o que representa uma mais-valia de 14,8 milhões de euros para o grupo de Florentino Pérez.
A Continental Rail nasceu em 2000, mas só em 2005 obteve a certificação para operar na rede ferroviária espanhola. Em Março do ano passado, solicitou ao IMT autorização para operar também em Portugal, mas a pandemia e a falta de locomotivas atrasou a entrada no mercado luso, que continua prevista para este ano, segundo adiantou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS o director geral da empresa, Mario Buñuel Tejedero.
A CMA CGM há muito realiza comboios em Espanha, contratando para o efeito os serviços de outras operadoras. Com a compra da Continental Rail, o grupo gaulês deverá, certamente, expandir a oferta ferroviária, juntando o comboio (e os terminais ferroviários) aos navios (da CMA CGM e da Containerships) e à oferta logística e terrestre da CEVA.