A DFDS atingiu um EBITDA de 972 milhões de coroas dinamarquesas (130,6 milhões de euros) no terceiro trimestre, mais 15% do que no mesmo período de 2015. A companhia reviu em alta a previsão para o final do exercício.
O resultado agora anunciado inclui o impacto negativo de 45 milhões de coroas dinamarquesas (seis milhões de euros) das flutuações cambiais face ao ano passado.
As receitas do trimestre ascenderam a 3,8 mil milhões de coroas dinamarquesas (510,5 milhões de euros), um valor em linha com o registado no ano passado. Já se ajustadas com as alterações cambiais e excluindo as sobretaxas de combustível, as receitas cresceram 7%.
A divisão de transporte marítimo aumentou o volume de mercadorias em 17% e o de passageiros em 10%. A unidade de negócio do Canal da Mancha transportou mais 30% de carga e 15% de passageiros. No resto da rede, a DFDS aumentou o volume de mercadorias em 4% e baixou o número de passageiros em 1%.
Em relação à divisão de logística, as unidades de negócio nórdica e continental continuaram a aumentar os ganhos, mas esse desempenho foi compensado negativamente pela diminuição dos volumes de transporte a temperatura controlada e pela depreciação da libra na unidade de negócio do Reino Unido & Irlanda.
“As receitas e lucros da nossa rede de transportes e dos serviços de logística continuaram a crescer satisfatoriamente, reflectindo o crescimento económico estável nas maioria das economias europeias no terceiro trimestre, incluindo o Reino Unido. Estamos a monitorizar cuidadosamente os possíveis efeitos de longo prazo do Brexit, assim como o enfraquecimento, no imediato, da libra”, refere, citado em comunicado, o CEO da DFDS, Niels Smedegaard.
Tendo em conta os resultados registados de Julho a Setembro, a companhia dinamarquesa reviu em alta as perspectivas para 2016. A DFDS prevê agora fechar o exercício com um EBITDA de 2525-2625 milhões de coroas dinamarquesas (339,2-352,7 milhões de euros), quando a previsão anterior era de 2450-2600 milhões de coroas dinamarquesas (329,2-349,3 milhões de euros).