A Dinamarca propõe-se aumentar o controlo das emissões de enxofre dos navios no país e em outros que integram as zonas ECA (área de controlo de emissões).
Publicado pela Autoridade Marítima e pela Agência de Protecção do Ambiente da Dinamarca, em parceria com a associação de armadores do país, o plano de acção para 2016 foca o desenvolvimento de novas tecnologias de vigilância, a relação com os fornecedores de combustível e, entre outras medidas, tecnologias que facilitem o cumprimento dos requisitos pelos navios.
O documento surge no seguimento dos planos de 2014 e 2015. Logo no primeiro ano, o número de controlos do nível de enxofre no combustível dos navios duplicou no país e a vigilância a partir do ar, no espaço aéreo dinamarquês, começou a ser feita através dos chamados “farejadores”.
A Agência de Protecção do Ambiente e a Autoridade Marítima da Dinamarca salientam que, em 2015, os armadores cumpriram a lei.
“Até agora, a vigilância mostra que foram muito poucos os navios que violarem o regulamento. Isto é positivo. Porém, ainda há necessidade de controlo e aplicação eficiente [dos limites de emissões], tanto na Dinamarca como em outros países da SECA. Esforços reforçados permitem-nos assegurar igualdade de condições aos armadores cumpridores da lei ao mesmo tempo que reduzimos a poluição dos navios”, afirmou, citado em comunicado de imprensa, o vice-director Agência de Protecção do Ambiente da Dinamarca, Michel Schilling.