Os trabalhos de electrificação do ramal ferroviário que liga o porto de Aveiro à plataforma de Cacia deverão iniciar-se nos próximos dias, prevendo-se que estejam concluídos em Agosto de 2015, anunciou a Refer.
A empreitada, com um preço base de dois milhões de euros, compreende a electrificação do ramal de acesso ao porto de Aveiro e das linhas da Plataforma Logística de Cacia.
O ramal ferroviário, com uma extensão de cerca de nove quilómetros, entrou em exploração em Março de 2010. O facto de não estar electrificado obriga ao transbordo das cargas com origem/destino no porto de Aveiro na plataforma de Cacia, entre a tracção eléctrica e a tracção diesel. Além disso, obriga a CP Carga a ter em permanência uma locomotiva diesel na plataforma de Cacia, com os sobrecustos que isso implica.
Ainda assim, a ferrovia tem sido uma das alavancas do crescimento do porto de Aveiro. No ano passado, o comboio transportou 613 mil toneladas no porto e para este ano prevê-se um crescimento de mais de 20%.
Hoje mesmo ficou a saber-se que a Comissão Europeia aprovou o co-financiamento do investimento feito na construção do ramal do porto de Aveiro. Para um investimento elegível de cerca de 73 milhões de euros, o Fundo de Coesão disponibilizará 40,5 milhões de euros.
Na prática, o ramal entre o porto de Aveiro e a plataforma muiltimodal de Cacia / Linha do Norte representará o primeiro troço do corredor Aveiro – fronteira previsto no PETI e parte integrante do Corredor Atlântico da RTE-T.