O Eleanor Roosevelt, o primeiro fast ferry do mundo alimentado a gás natural (GN) deverá entrar ao serviço da Baleària no primeiro trimestre de 2021.
Os estaleiros Armón, de Gijon, procederam ao “bota abaixo” do primeiro fast ferry a GN do mundo, que lhes foi encomendado pela espanhola Baleària. O navio irá agora realizar as provas de mar e receber os acabamentos para entrar ao serviço durante o primeiro trimestre do próximo ano.
O Eleanor Roosevelt representa um investimento de 90 milhões de euros. Com 123 metros de comprimento e 28 de largura, pode transportar 1 200 passageiros e 500 metros lineares de carga rodada, além de 250 turismos.
O navio está equipado com quatro motores bi-fuel (GN/GO), que lhe permitem superar os 40 nós de velocidade e navegar a uma velocidade comercial de 35 nós.
Os dois tanques de GNL garantem uma autonomia de 400 milhas náuticas. Com a combinação do GN e do diesel, a autonomia sobe para as 1 900 milhas.