Felixstowe, o maior porto de contentores da Grã-Bretanha, situado 113 quilómetros a Norte de Londres, vai duplicar a capacidade até 2030.
A Hutchison Ports UK, que detém o terminal britânico, anunciou a adjudicação da obra que ampliará o comprimento dos ancoradouros 8 e 9 para cerca de 920 metros, permitindo que Felixstowe receba, em simultâneo, dois navios com capacidade para 21 000 TEU.
“Estamos a efectuar uma dragagem até aos -16 metros”, explicou, citado em comunicado de imprensa, o director financeiro da Hutchinson Ports UK, Mark Seaman.
A primeira fase dos ancoradouros 8 e 9 incluiu dez pórticos de cais “twin-lift” da ZPMC, com um alcance máximo de 24 fileiras de contentores. Quando a actual fase de expansão estiver concluída, serão instalados mais três guindastes da mesma dimensão.
Esta ampliação surge como resposta ao crescimento que o porto de Felixstowe tem experimentado. “Movimentámos mais de 4,1 milhões de TEU em 2014”, indicou Mark Seaman, antes de recordar que aquele volume coloca o porto britânico “em níveis superiores aos da pré-recessão”.
O porto britânico recebe mais de 4 000 escalas anuais, de 33 companhias, que operam mais de 90 serviços, acrescentou.