O estaleiro galego Barreras e a Naviera Armas estão a ultimar os detalhes para a construção de um ferry movido a gás natural liquefeito (GNL).
O contrato, que poderá ser assinado ainda esta semana, previrá uma opção para uma segunda embarcação. O ferry será o primeiro navio a GNL construído na ria de Vigo.
O ferry que agora será construído em Vigo esteve para ser construído nos estaleiros da Armón Gijón. O estaleiro asturiano assinou, em Agosto de 2016, a encomenda de um primeiro navio de 182 metros de comprimento (com opção para mais duas unidades). O contrato, porém, não entrou em vigor devido, entre outros factores, à necessidade de dragar a área de lançamento e manobras do estaleiro para um navio daquelas dimensões.
A Armas foi o melhor cliente da Barreras durante a última década. O estaleiro de Vigo construiu pelo menos oito dos navios com que a companhia renovou a frota. Entre os navios construídos para a companhia sediada nas Canárias estiveram o Volcán de Tinamar, o Volcán del Teide, o Volcán de Tijarafe, o Volcán de Tamadaba, o Volcán de Taburiente e o Volcán de Timanfaya, todos activos e com mais de 140 metros de comprimento.
A partir de 2011, a Armas renovou a sua frota superfast fora de Espanha.