4 de Fevereiro, 2023
  • Notícias
  • SOBRE NÓS
    • MISSÃO
    • O QUE É O SHORT SEA?
    • CORPOS SOCIAIS
    • EUROPEAN SHORT SEA NETWORK
    • FICHA TÉCNICA
  • MEMBROS
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Intermodal Portugal
  • Notícias
  • SOBRE NÓS
    • MISSÃO
    • O QUE É O SHORT SEA?
    • CORPOS SOCIAIS
    • EUROPEAN SHORT SEA NETWORK
    • FICHA TÉCNICA
  • MEMBROS
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Intermodal Portugal
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Ferry ligará Portimão e Funchal em 24 horas

por admin
31/07/2017
em Serviços
0
Home Notícias Serviços

Ferry Madeira-Continente - Naviera Armas - Portimão

O futuro concessionário da linha marítima entre a Madeira e o Continente terá de garantir uma viagem semanal entre o Funchal e Portimão com uma duração máxima de 24 horas.

O Governo Regional da Madeira já tem pronto o caderno de encargos para o concurso público internacional de concessão do serviço público de transporte marítimo de passageiros e mercadorias entre o arquipélago e o Continente, devendo avançar nas próximas semanas.

De acordo com o adiantado pela imprensa local, o Executivo insular impõe que o navio alinhado no serviço tenha capacidade para transportar pelo menos 300 passageiros e carga rodada, numa ligação directa entre o Funchal e Portimão, em menos de 24 horas (a uma velocidade média de 21 nós).

Para poder operar sem restrições no Funchal, o navio que venha a ser alinhado no serviço não poderá exceder os 175 metros de comprimento nem os seis metros de calado, acrescenta o regulamento.

O caderno de encargos impõe ainda a realização de pelo menos uma viagem semanal em ambos os sentidos, todas as semanas do ano.

Aposta na carga

A ligação Funchal – Portimão replicará o trajecto servido há uns anos pela Naviera Armas (sendo que na altura se chegou a falar na possibilidade de transferir o porto de escala no Continente para Setúbal, para melhor servir a carga).

A diferença, importante, é a imposiação da ligação directa (a Naviera Armas fazia um “desvio” pelas Canárias) e o tempo de trânsito máximo de 24 horas.

Actualmente, o tempo de viagem para o transporte marítimo de carga entre o Continente e a Madeira ronda os quatro dias, pelo que a nova oferta, a concretizar-se, será praticamente imbativel nos casos da carga rodada.

O facto de o navio ir escalar no Funchal (o que não foi pacífico na altura da Naviera Armas, uma vez que os demais armadores são obrigados a operar no Caniçal) aproxima as cargas das origens/destinos madeirenses mas limita as operações, uma vez que o porto da capital madeirense não está preparado para as cargas.

Por outro lado, não se sabe ainda se será possível o transporte apenas de camiões completos e conjuntos tractor-semi-reboque, ou se também poderão embarcar-se cargas desacompanhadas (outro foco de polémica no tempo da Naviera Armas).

Nove milhões de apoio público

Esta será a segunda tentativa do governo madeirense para relançar a ligação marítima entre a Madeira e o Continente. O primeiro concurso, em 2016, acabou anulado por falta de interessados.

A diferença, agora, é que o Executivo regional oferece um apoio anual de três milhões de euros, durante três anos, para minorar os potenciais prejuízos na fase de arranque do serviço.

Falta saber se isso será suficiente para convencer os operadores nacionais e/ou internacionais.

 

Tags: Ferry Madeira-Continente
PartilharTweetPin

Notícias Relacionadas

Madeira quer Lisboa a pagar o “ferry” todo o ano
Actualidade

Madeira quer Lisboa a pagar o “ferry” todo o ano

26/11/2018
EN Madeirense única candidata ao ferry da Madeira
Serviços

EN Madeirense única candidata ao ferry da Madeira

09/05/2018
“Ferry” Madeira-Continente “é inviável”
Serviços

Erros anulam anúncio do concurso do ferry da Madeira

02/08/2017
Próximo Post
CMA CGM estreia-se no Black Sea Med

CMA CGM estreia-se no Black Sea Med

“Ferry” Madeira-Continente “é inviável”

Erros anulam anúncio do concurso do ferry da Madeira

MacAndrews duplicará movimentos em Setúbal

MacAndrews adere à ShortSea Portugal

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Intermodal Portugal

© 2021 Riscos Editora | Todos os direitos reservados

  • Acerca
  • Ficha Técnica
  • Contacte-nos
  • Política de privacidade
  • Links

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
    • MISSÃO
    • O QUE É O SHORT SEA?
    • CORPOS SOCIAIS
    • EUROPEAN SHORT SEA NETWORK
  • MEMBROS

© 2021 Riscos Editora | Todos os direitos reservados

Utilizamos determinadas tecnologias no nosso site, como os cookies, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, proporcionarmos funcionalidades das redes sociais e analisarmos o nosso tráfego. Clicando em "ok" está a consentir a utilização destas tecnologias na web. Saiba mais acerca da nossa política de privacidade clicando no botão "política de privacidade".
Cookie SettingsAceitar tudo
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre activado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
GUARDAR E ACEITAR