A Forth Ports propõe-se implementar em Tilbury2, no porto de Tilbury, um terminal ro-ro para importação e exportação de contentores e semi-reboques.
“O terminal proposto em Tilbury2 actuará como um satélite do porto principal e é proposto que inclua um terminal de ferry roll o-/roll off para importação e exportação de contentores e semi-reboques. Tilbury2 também poderá incluir instalações para importação e transformação de materiais de construção, bem como armazenamento de várias mercadorias, incluindo automóveis”, refere o comunicado da Forth Ports.
A companhia acredita que, após a consulta pública agora iniciada, e que se prolongará por um mês, a construção do do novo terminal de Tilbury será submetida à Inspecção de Planeamento (que actua em nome do Departamento de Transportes) no final de 2017.
O porto de Tilbury movimenta vários tipos de mercadorias, com especialização em papel e produtos florestais, contentores, carga ro-ro, produtos a granel e materiais de construção.
O terminal Tilbury2 acrescentará 61 hectares ao porto, incluindo um novo cais de águas profundas a Leste do existente porto londrino. De acordo com a Forth Ports, a área total do porto de Tilbury, uma vez concluído o novo terminal, ascenderá a 445 hectares.