A alemã FRS prepara-se para reforçar a presença na navegação do Estreito de Gibraltar com o lançamento de um serviço de carga rodada entre Motril (Granada) e o porto marroquino de Tanger Med.
Com uma rotação diária prevista, a arrancar já na próxima semana, a linha será operada pelo FRS Kattegat, com capacidade para mil passageiros e 1 200 metros lineares de carga.
Com um tempo de navegação de sete a oito horas, a ligação de Motril a Tanger é muito mais longa em termos de milhas (108) do que as que partem da província de Cádis (Algeciras dista 16 milhas de Tanger Med). A FRS salienta, porém, que a sua rota é mais competitiva, uma vez que Motril está mais próximo de Madrid por estrada (490 quilómetros contra os 660 quilómetros de Algeciras) e tem acesso directo à A-7, auto-estrada do Mediterrâneo. O
Esta redução da quilometragem por estrada representa para os operadores logísticos de carga “um ganho de comodidade e redução de custos”, de acordo com o director da nova rota, José Carlos Delgado, citado pelo “Cinco Días”.
A FRS entrou em 2000 no mercado do Estreito de Gibraltar, onde disputa a hegemonia a companhias como a Armas, a Balearia e a Acciona Transmediterránea. A FRS opera no presente as linhas Tarifa-Tanger (só passageiros) e Algeciras-Tanger Med (passageiros e carga). A companhia transportou em 2015, de acordo com os seus próprios dados, 1,7 milhões de passageiros e 400 mil veículos, além da actividade de carga, no Estreito.