A Grimaldi anunciou uma nova geração de navios – a C5GG, de Grimaldi 5th Generation Green – na XX edição da EuroMed Convention, que o grupo italiano organizou a semana passada em Valência. Participaram no evento mais de 500 profissionais do sector.
A Grimaldi não revelou muitos pormenores da C5GG, mas adiantou que as primeiras entregas deverão ocorrer no prazo de dois a três anos.
No seu discurso na convenção, o CEO do grupo Grimaldi, Emanuele Grimaldi, referiu que os futuros investimentos da companhia na frota serão “os maiores e mais modernos navios ro-ro alguma vez construídos”.
A Grimaldi, que no próximo ano assinalará o 70.º aniversário, registou em crescimento de 20% nas mercadorias e de 90% nos passageiros transportados no primeiro semestre de 2016, em comparação com o período homólogo de 2015. “Desde 2006, passámos de três para 25 milhões de toneladas movimentadas, volume que ascende a 45 milhões se considerarmos o tráfego da Finnlines”, assinalou Grimaldi.
A rede da companhia fundada em Nápoles ascende a 19 terminais em 12 países, com uma frota de 113 navios e mais de 13 colaboradores. É com esta rede que a Grimaldi reclama a liderança no Mediterrâneo, onde opera 80 Auto-Estradas do Mar com a frota mais jovem da Europa, segundo indicam desde a companhia.
De acordo com Emanuele Grimaldi, a idade média da frota mundial de navios ro-ro é de 17 anos e de 25 nos no Mediterrâneo. “A idade média da frota da Grimaldi é de apenas 12 anos”, disse o executivo.
O CEO do grupo Grimaldi acrescentou que só no último ano foram adicionados sete navios ro-ro e um ro-pax à frota da companhia. Emanuele Grimaldi indicou, além disso, que o investimento da companhia na frota ao longo dos últimos sete anos foi de 400 milhões euros.
Em matéria de serviços, a Grimaldi anunciou na XX edição da EuroMed Convention o arranque, no início do mês, de uma “linha de cabotagem nacional” entre Génova e Salerno. A companhia anunciou que está prevista uma segunda linha, entre Veneza e Bari.