A Grimaldi iniciou o processo de transformação dos navios Cruise Roma e Cruise Barcelona, com que opera a rota Barcelona-Porto Torres-Civitavecchia.
Além de aumentar a capacidade das embarcações, a intervenção também incorporará melhorias para reduzir as emissões poluentes, ou mesmo eliminá-las durante a permanência no porto, justifica a Grimaldi.
O Cruise Roma já está nos estaleiros da Fincantieri em Palermo. Os dois ro-pax serão equipados com filtros de gases (scrubbers) para reduzir as emissões dos motores durante as viagens no Mediterrâneo.
Além disso, incorporarão um sistema de baterias para armazenar energia eléctrica durante a navegação e fornecê-la, depois, ao navio no porto. Esta é, de acordo com o Grupo Grimaldi, a primeira vez que o sistema, baseado em grandes baterias de lítio, é incorporado em navios desta natureza.
Além disso, os cascos dos navios serão alongados com uma nova secção transversal de 29 metros, com a qual passarão a ter um comprimento de 254 metros e uma tonelagem bruta de 63 mil toneladas.
No fim dos trabalhos, Cruise Roma e Cruise Barcelona terão capacidade para 3 500 passageiros e 3 700 metros lineares para camiões e autocarros, além de 3 000 metros de área coberta para veículos ligeiros.