O Grupo Grimaldi prevê investir 2,6 mil milhões de euros na ampliação e renovação da frota, desde logo para a tornar mais ecológica.
O anúncio foi feito pelo líder do grupo, Emanuele Grimaldi, no lançamento da 24.ª Convenção Euro-Med, que reuniu em Valência mais de 500 profissionais dos transportes, portos e logística.
Nos últimos dois anos, a Grimaldi recebeu 12 navios novos e até 2025 prevê integrar mais 20. O investimento em novos navios absorverá cerca de dois mil milhões de euros. As novas unidades permitirão reduzir em 50% as emissões, face aos navios operados anteriormente.
Os restantes cerca de 500 milhões de euros terão como destino a melhoria da performance ambiental das outras 220 unidades que integram as frotas do grupo, seja pela instalação de scrubbers, seja pela revisão dos sistemas de propulsão, seja pela aplicação de pinturas de silicone ecológico nos cascos.
Na sua intervenção, Emanuele Grimaldi também insistiu nas virtualidades das auto-estradas do mar, sustentando que podem ser uma das respostas à actual situação de penúria de motoristas. No caso das ligações entre Espanha e Itália, disse, o grupo “move mais de 50% das cargas entre ambos os países”, tendo “oito navios dedicados” em exclusivo àquelas operações, concluiu.