A APTMCD – Intermodal Portugal é uma das fundadoras da Comunidade de Logística Ferroviária (CLF), que ontem mesmo realizou a primeira assembleia geral e elegeu os órgãos sociais para o quadriénio 2024-27.
O arranque formal da Comunidade Logística Ferroviária é o corolário de um trabalho iniciado em meados do ano passado, liderado pela APAT, mas é sobretudo o início de um processo dinâmico de promoção da logística ferroviária e da complementaridade entre modos de transporte.
Numa primeira apresentação pública da Comunidade Logística Ferroviária, na recente PORTO MARITIME WEEK do TRANSPORTES & NEGÓCIOS, António Nabo Martins elencou os principais objectivos da associação. A saber:
- Fomentar, defender e contribuir para o desenvolvimento da logística ferroviária em Portugal;
- Contribuir para a racionalização, eficiência e desburocratização dos procedimentos administrativos relacionados com a logística ferroviária em Portugal;
- Promover o conhecimento sobre as infra-estruturas existentes e apoiar estudos para a implementação de novas infra-estruturas, necessárias para dotar o país de um ecossistema logístico de base ferroviária;
- Promover a articulação entre os diferentes modos de transporte, tendo em vista a promoção da intermodalidade e multimodalidade;
- Colaborar, de uma forma activa, com outros agentes económicos na promoção da logística ferroviária;
- Colaborar com a Administração Pública e com a Tutela em acções relacionadas com a logística ferroviária;
- Envolver-se directamente nas decisões do poder legislativo, em favor da causa da logística ferroviária;
- Participar activamente na promoção do conhecimento e literacia na logística ferroviária.
A Intermodal Portugal partilha, já se sabe, estes objectivos, e por isso desde a primeira hora se associou ao projecto, propondo-se contribuir para o seu sucesso.
No imediato, a CLF arranca com dez associados (os nove dos órgãos sociais e o SPC), entre associações sectoriais, administrações portuárias, operadores portuários e operadores de terminais. Mas seguramente outros se lhe juntarão.
No entretanto, registem-se os primeiros Órgãos Sociais da CLF:
APAT – António Nabo Martins
Vogal
APEF – Miguel Rebelo de Sousa
Vogal
Yilport Iberia – Nuno David Silva
MESA DA ASSEMBLEIA GERAL
Presidente
APTMCD – Tiago Fernandes
Secretário
APDL – Vasco Silva
Secretário
AGEPOR – António Belmar da Costa
CONSELHO FISCAL
Presidente
APSS – Tiago Fernandes
Vogal
O.J.E. – Daniel Pereira
Vogal
TMIP – Júlio Tomás