O japonês Natori promete uma redução de 5% no consumo de combustível graças à sua superestrutura esférica localizada à proa.
A japonesa Imoto Lines começou a operar com um navio porta-contentores com um design inovador, com a ponte e o bloco de alojamento dos tripulantes situados à proa e de forma esférica.
Com 136 metros de comprimento e capacidade para 540 TEU, o Natori, assim foi baptizado, foi construído pelo estaleiro Kyokuyo. A opção aerodinâmica reduz a resistência ao vento, com vantagens em termos de eficiência energética. De acordo com o construtor, em condições de navegação normais, o consumo baixa 5% em relação a um navio convencional.
A Imoto Lines opera com o Natori um serviço feeder e de cabotagem que toca cerca de 30 portos no Japão, entre eles Tóquio, Yokohama e Kobe.
Na construção do Natori, o estaleiro Kyokuo contou com a experiência adquirida com dois navios car carriers de formas arredondadas – o City of Rotterdam e o City of St. Petersburg – ali construídos em 2011.