A oferta de transporte no Estreito de Gibraltar poderá aumentar em breve com a entrada no mercado da African Moroccan Line (AML).
A AML, que conta com o apoio de um grupo bancário marroquino e do grupo de navegação grego Attica, tem previsto ligar os portos de Tanger Med e Algeciras. Fontes próximas do processo, citadas pelas imprensa espanhola, adiantam que a companhia já está em processo de recrutamento para iniciar as operações.
A AML pretende afectar às linhas do Estreito dois ferries, o Diagoras, com capacidade para 1465 passageiros e 400 veículos, e o Venizelos, com capacidade para 2 500 passageiros e 850 automóveis.
O objectivo da companhia marroquina será, além disso, efectuar ligaçõs a França e Itália.
Desde 2012, quando a Comarit deixou de operar, que apenas há um operador de Marrocos, a Intershipping, a ligar Tanger com Algeciras, Tarifa e Gibraltar.
O aumento da oferta no Estreito de Gibraltar surge numa altura em que se verifica um crescimento nos serviços de ferries que fazem a travessia. O número de veículos embarcados nas três rotas (Algeciras-Ceuta, Algeciras-Tanger Med e Tarifa-Tanger Cidade) do Estreito no primeiro trimestre de 2016 foi de 205 598 (+8,18% face a 2015) e o total de passageiros transportados de 1 025 188 pessoas (+11,63%).