A Medway foi, de novo, a operadora ferroviária que mais cresceu em Espanha, agora no primeiro trimestre de 2025.
De acordo com os dados divulgados pela Comissão Nacional de Mercados e Concorrência (CNMC) espanhola, a Medway movimentou 663,4 mil toneladas no primeiro trimestre, o que representou um ganho homólogo de 74,1% (419,9 mil toneladas em vagões intermodal, +59,3%; e 243,5 mil toneladas em vagão completo, +107,4%). E com isso superou a Continental Rail no terceiro lugar do ranking.
A Renfe Mercadorias movimentou 2,3 milhões de toneladas (a perder 18,5%), a Captrain Espanha 1,1 milhões de toneladas (mais 12,6%), a Continental Rail 489,9 mil toneladas (mais 1,8%) e a Transfesa 261 mil toneladas (mais 27,1%).
O cenário repete-se, ainda com um maior contraste, quando se olha para as toneladas-km realizadas. Aí a Medway cresceu 80,7% no primeiro trimestre, com um total de 291 milhões de t/km, enquanto a Renfe Mercadorias recuou 13,7%, a Captrain Espanha cedeu 2,2% e a Continental Rail -2,7%. A Transfesa cresceu, mas apenas 2,4%.
Onde a Medway ainda não é terceira é no ranking dos comboios-km. Mas também aí se destacou, segundo os dados coligidos pela CNMC, com um ganho homólogo de 83,9%, em contraste com as perdas da Renfe Mercadorias (-18,6%), Captrain Espanha (-2,2%) e Continental Rail (-10,1%). A Transfesa cresceu 1,9% no período em análise.
Ainda sem expressão para figurarem individualmente nas estatísticas da CNMC, os “restantes” operadores continuaram a ganhar terreno no primeiro trimestre, tendo crescido 39% nas toneladas movimentadas (já valem 559,5 mil toneladas), 38,3% nas toneladas-km (249,3 milhões) e 19% nos comboios-km (578,8 mil).
No primeiro trimestre de 2025, o transporte ferroviário de mercadorias em Espanha cresceu 8,5% em tonelagem, 7% em toneladas-km e 1% em comboios-km. O volume de receitas, esse decaiu 1,9% para 79,7 milhões de euros.