É já no próximo sábado que arranca, em Barcelona, o primeiro MOST Iberia promovido pela 2E3S. Partipam portugueses, espanhóis e latino-americanos – a maioria.
A representação portuguesa, de novo promovida pela ShortSea Portugal, contará sete formandos. Dois deles são os melhores alunos do 2.º ano dos cursos de Gestão da ENIDH, que por isso beneficiam de uma bolsa atribuída pela APTMCD (que suporta todos os custos da participação no MOST), no âmbito da parceria existente entre as duas entidades.
Será esta uma óptima oportunidade para aqueles dois alunos, e os demais representantes lusos, aprofundarem os seus conhecimentos sobre as AEM e a intermodalidade de base marítima. E também fazerem networking com os 18 espanhóis e 26 latino-americanos que embarcarão no ro-pax da Grimaldi Lines para a viagem de ida-e-volta até Civitavecchia.
Este MOST Iberia é uma novidade absoluta na oferta formativa da Escola Europeia de Short Sea Shipping (2E3S), ao juntar participantes dos dois países peninsulares, mas o seu alcance é potenciado com a inclusão de profissionais do outro lado do Atlântico Sul.
O curso será, como sempre, ministrado a bordo, num misto de aulas teóricas e práticas. A partida de Barcelona acontecerá dia 21 e a chegada na volta a 24.
Entre os múltiplos tópicos do programa curricular, refiram-se, a título de exemplo: E-maritime: novas tecnologias ao serviço do transporte, E-freight: Port Community System, Integração das AEM nas cadeias logísticas intermodais, Contratação operacional e gestão de riscos no transporte intermodal.
Serão professores Alberto Camarero, da Universidade Politécnica de Madrid, Álvaro Rodriguez, da Puertos del Estado, António Vargas, da Grimaldi Lines, Eduard Rodés, da 2E3S, e Eduardo Bandeira, o novo director executivo da APTMCD / Shportsea Portugal, que assim se estreia nestas andanças.
As línguas oficiais deste MOST Iberia são o Português e o Espanhol, mas também serão aceites o Portunhol e o Espanholês…