A Naviera Armas acordou a compra da Trasmediterránea ao grupo Acciona. O negócio deverá ficar fechado no primeiro trimestre de 2018.
Pela Trasmediterránea, o maior armador espanhol, o grupo Naviera Armas pagará 260,4 milhões de euros e assumirá dívidas de 127,3 milhões de euros da companhia a outras sociedades do grupo Acciona. Mas o valor da compra ainda poderá subir em função da obtenção de resultados, em termos que não foram divulgados.
O grupo Acciona comprou a Trasmediterránea em 2002 e há muito que tenta vendê-la numa lógica de alienação de activos não estratégicos.
A Trasmediterránea opera com uma frota de 21 navios, entre navios de alta velocidade, superferries, navios de carga e ferries. No total, oferece 32 rotas entre Espanha, as Baleares, as Canárias e o Norte de África. Detém ainda cinco terminais.
A Naviera Armas, por seu turno, opera 13 navios ro-pax entre Espanha, Marrocos e Canárias.
O negócio terá ainda de ser autorizado pelas autoridades da Concorrência, o que poderá ser facilitado pelo facto de as duas companhias terem networks complementares, com poucas sobreposições.