26 de Março, 2023
  • Notícias
  • SOBRE NÓS
    • MISSÃO
    • O QUE É O SHORT SEA?
    • CORPOS SOCIAIS
    • EUROPEAN SHORT SEA NETWORK
    • FICHA TÉCNICA
  • MEMBROS
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Intermodal Portugal
  • Notícias
  • SOBRE NÓS
    • MISSÃO
    • O QUE É O SHORT SEA?
    • CORPOS SOCIAIS
    • EUROPEAN SHORT SEA NETWORK
    • FICHA TÉCNICA
  • MEMBROS
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Intermodal Portugal
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Navio da Unifeeder testa gás natural sintético

por Intermodal
11/11/2019
em Tecnologias
0
Home Notícias Tecnologias

Depois de ter sido o primeiro porta-contentores reconvertido para GNL, o Wes Amelie, operado pela Unifeeder, será o primeiro a usar gás natural sintético.

 

A MAN Energy Solutions e o armador Wessels Marine pretendem demonstrar que o gás natural sintético (GNS) produzido a partir de energia eléctrica renovável pode ser usado com sucesso como combustível para navios. Para tal vão testá-lo num navio operado pela Unifeeder.

A embarcação em causa será o feeder Wes Amelie, com capacidade para 1 036 TEU, que, em 2017, foi o primeiro porta-contentores do mundo a ser adaptado com um sistema de combustível de GNL.

Vinte toneladas das 120 toneladas de GNL que a embarcação normalmente consome numa viagem de ida e volta na rede de feeders da Europa do Norte da Unifeeder serão substituídas por GNS, que as partes indicam ser neutro em termos de impacto ambiental. MAN e Wessels afirmam que as emissões de CO2 por viagem deverão ser reduzidas em 56 toneladas.

“A reconversão inicial [do Wes Amelie] para GNL precisou de apoio do governo alemão para ser financeiramente viável, mas foi um enorme sucesso para o meio ambiente, na medida em que reduziu drasticamente as emissões”, indica, citado em comunicado, Christian Hoepfner, director da alemã Wessels Marine.

“Como consequência, agora há um programa para se fazerem mais reconversões”, acrescenta o executivo, que admite, no entanto, que os custos de reconversão “ainda são muito altos”. Christian Hoepfner apela, por isso, a governos e reguladores que “trabalhem em conjunto para tornar essa opção viável e disponível para os armadores”.

Um especialista citado pelo “The Loadstar” sustentou que a adaptação do Wes Amelie para GNS pode “facilmente exceder” o valor de mercado do navio, que, segundo dados da VesselsValue, é de 6,7 milhões de dólares (cerca de seis milhões de euros).

 

 

Tags: Gás Natural sintéticoUnifeeder
PartilharTweetPin

Notícias Relacionadas

Unifeeder liga Lisboa e Leixões a Tilbury
Serviços

Unifeeder liga Lisboa e Leixões a Tilbury

11/11/2020
Unifeeder lança ligação ao Norte da Europa
Serviços

Unifeeder reforça oferta em Portugal

30/07/2020
DP World cria plataforma global de shortsea
Empresas

DP World cria plataforma global de shortsea

06/07/2020
Próximo Post
Alunas da ENIDH participaram no MOST Ibéria

Alunas da ENIDH participaram no MOST Ibéria

Samskip lança serviço Amesterdão-Hull

Samskip estreia serviço directo para Portugal

Unifeeder lança ligação ao Norte da Europa

Unifeeder entra na Ásia e Médio Oriente

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Intermodal Portugal

© 2021 Riscos Editora | Todos os direitos reservados

  • Acerca
  • Ficha Técnica
  • Contacte-nos
  • Política de privacidade
  • Links

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
    • MISSÃO
    • O QUE É O SHORT SEA?
    • CORPOS SOCIAIS
    • EUROPEAN SHORT SEA NETWORK
  • MEMBROS

© 2021 Riscos Editora | Todos os direitos reservados

Utilizamos determinadas tecnologias no nosso site, como os cookies, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, proporcionarmos funcionalidades das redes sociais e analisarmos o nosso tráfego. Clicando em "ok" está a consentir a utilização destas tecnologias na web. Saiba mais acerca da nossa política de privacidade clicando no botão "política de privacidade".
Cookie SettingsAceitar tudo
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre activado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
GUARDAR E ACEITAR