A Nor Lines e a Rolls-Royce assinaram o primeiro contrato de serviço “Power-by-the-Hour”, abrangendo as as duas embarcações a gás natural liquefeito da companhia norueguesa: Kvitbjorn e Kvitnos.
Tal como o nome deixa perceber, o contrato prevê que a companhia cliente pague uma taxa fixa por hora de operação, por navio, com a Rolls-Royce a monitorizar o equipamento a bordo de cada embarcação a partir de terra, e a recorrer à tecnologia Big Data para monitorizar, planear e executar a manutenção e as reparações dos equipamentos
A Rolls-Royce é capaz de conectar-se ao navio e realizar operações de serviço remotamente ou, se necessário, envia um engenheiro para concluir a tarefa.
O contrato abrange ainda a manutenção programada, enquanto a manutenção diária a bordo dos navios é realizada pela própria companhia de navegação.
As duas embarcações da Nor Lines efectuam ligações entre portos na Europa Central e ao longo da costa norueguesa até Hammerfest.
“O contrato de serviço protege-nos contra períodos inactivos por falha do equipamento. Ao mesmo tempo, garante que os equipamentos Rolls-Royce que temos a bordo funcionam de forma o mais optimizada possível”, justifica, em comunicado o CEO da Nor Lines, Sigvald Breivik.
A Nor Lines também encomendou o Sistema de Gestão de Energia da Rolls-Royce, que regista o consumo de energia e os níveis de emissão. Os dados podem ser usados para fazer as decisões operacionais mais indicadas.
“Tanto o “Power-by-the-Hour” como o Sistema de Gestão de Energia foram desenvolvidos porque agora temos a capacidade de monitorizar digitalmente, a partir de terra, sistemas montados a bordo. A nossa capacidade de registar e analisar grandes volumes de dados significa que podemos oferecer aos navios contratos de serviço melhores e mais abrangentes do que há alguns anos”, comentou Knut Hovland, director de serviço a clientes da Rolls-Royce.