9 de Novembro, 2025
  • Notícias
  • SOBRE NÓS
    • MISSÃO
    • O QUE É O SHORT SEA?
    • CORPOS SOCIAIS
    • EUROPEAN SHORT SEA NETWORK
    • FICHA TÉCNICA
  • MEMBROS
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Intermodal Portugal
  • Notícias
  • SOBRE NÓS
    • MISSÃO
    • O QUE É O SHORT SEA?
    • CORPOS SOCIAIS
    • EUROPEAN SHORT SEA NETWORK
    • FICHA TÉCNICA
  • MEMBROS
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Intermodal Portugal
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Porto de Aveiro e Salamanca apostam forte na ferrovia

por Intermodal
28/04/2023
em Actualidade
0
Home Notícias Actualidade

O porto de Aveiro disporá em breve de uma verdadeira “auto-estrada” ferroviária de ligação ao interior de Espanha.

A Linha da Beira Alta modernizada, o novo terminal intermodal no porto de Aveiro, a renovado plataforma de Cacia e o novo terminal ferroviário da plataforma logística de Salamanca auguram um futuro promissor para o transporte ferroviário de mercadorias entre o porto de Aveiro (e o da Figueira da Foz) e o interior da Península Ibérica, constataram os participantes no seminário sobre, precisamente, o “Crescimento Ferroviário no Corredor Atlântico Ibérico”, ontem realizado em Ílhavo, no âmbito do projecto Cencyl.

Na próxima terça-feira arrancarão, finalmente, as obras de construção do porto seco da plataforma logística de Salamanca, anunciou Pablo Hoya, director-geral da Zaldesa, a gestora do complexo.

O novo terminal, que ocupará uma área de cerca de 88 mil metros quadrados, estará preparado para receber composições eléctricas com 750 metros de comprimento e disporá de vias dedicadas à carga/descarga de contentores, de carga geral e de granéis, sublinhou Pablo Hoya, apontando ao porto de Aveiro.

O responsável da Zaldesa chamou também a atenção para o potencial de crescimento que existe, caso o terminal e os seus parceiros portugueses, consigam atrair cargas de/para a zona oeste da grande região de Madrid.

Em Aveiro, a administração portuária continua a trabalhar na implementação do projecto do terminal intermodal, que já tem garantido o co-financiamento do CEF. Marta Alves, responsável pelo Gabinete de Estratégia da APA e da APFF, destacou que o novo terminal, a localizar paredes meias com a zona de actividades logísticas, próximo do terminal de contentores, potenciará não apenas os tráfegos ferro-marítimos mas também os rodo-ferroviários.

A ligação entre os portos e Salamanca será, claro, assegurada pela Linha da Beira Alta, que continua fechada para obras. Mário Fernandes, director de Planeamento Estratégico da Infraestruturas de Portugal, reafirmou que a circulação será retomada no final do ano, mas admitiu que alguns trabalhos e certificações passarão para 2024.

O responsável da IP insistiu no aumento de capacidade de transporte de mercadorias que resultará da modernização em curso da Linha da Beira Alta e nas poupanças que daí decorrerão, mesmo se os operadores ferroviários presentes na sala fazem contas mais conservadoras e mantêm cautelas quanto à forma como será feita a retoma das operações do lado de cá da fronteira, porque do lado de lá continua a faltar a electrificação e é impossível fazer comboios de 750 metros.

Mário Fernandes deixou ainda a nota de que a IP está apostada em reavivar a plataforma de Cacia, que classificou de “elefante branco” e garantiu que já há contactos com entidades credíveis interessadas na utilização daquela infra-estrutura.

Eventuais investimentos na intermodalidade de base ferroviária deverão ser candidatos ao co-financiamento europeu, no âmbito do CEF, nas duas chamadas previstas para este ano, aconselhou Daniela Carvalho, consultora para o Corredor Atlântico. Isto porque, lembrou, nestas ainda se aplicarão os critérios da RTE-T que estão em processo de renovação.

A colaboradora do Coordenador do Corredor Atlântico, Carlo Secchi, deu conta das principais alterações aos critérios da RTE-T e sublinhou as críticas recentes do Tribunal de Contas Europeu às metas e às políticas da UE e dos estados-membros de promoção da transferência modal das cargas e da intermodalidade.

Agora que a rede ferroviária nacional estará prestes a entrar no século XX, com a conclusão do Ferrovia 2020, importará criar as condições para a captação de cargas para o comboio. Para tal, insistiu António Nabo Martins, presidente executivo da APAT, será necessária uma rede de terminais / plataformas / portos secos para a transferência das cargas entre modos  (e os espanhóis estão a fazê-las junto à fronteira, a olhar para os portos portugueses, disse). Do lado dos operadores ferroviários, há apetência para investir, garantiu Miguel Rebelo de Sousa, presidente da APEF. Assim sejam ultrapassados constrangimentos técnicos. Da parte dos transportadores rodoviários de mercadorias, a posição é de expectativa para constatar (e aproveitar, se for o caso) as reais vantagens da ferrovia, e de tranqulidade quanto ao continuado crescimento da actividade, rematou Francisco Fonseca, vice-presidente da ANTRAM.

No seminário, Eduardo Feio, presidente da APA e da APFF, fez as honras da casa, destacando-se também as participações, na abertura, do alcalde do Ayuntamiento de Salamanca, e, no encerramento, da presidente da CCDR Centro.

Tags: Linha da Beira AltaPlataforma Logística de SalamancaPorto de Aveiro
PartilharTweetPin

Notícias Relacionadas

Porto de Aveiro lança terminal intermodal
Portos e terminais

Porto de Aveiro lança terminal intermodal

22/05/2025
Salamanca avança com terminal ferroviário intermodal
Portos e terminais

Salamanca avança com terminal ferroviário intermodal

05/05/2023
Ellerman com escalas semanais em Aveiro e Setúbal
Serviços

Ellerman com escalas semanais em Aveiro e Setúbal

31/01/2023
Próximo Post
Salamanca avança com terminal ferroviário intermodal

Salamanca avança com terminal ferroviário intermodal

Espanha reforça eco-incentivos à ferrovia

Espanha reforça eco-incentivos à ferrovia

AE ferroviária Valência – Entroncamento avança

AE ferroviária Valência – Entroncamento avança

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Intermodal Portugal

© 2021 Riscos Editora | Todos os direitos reservados

  • Acerca
  • Ficha Técnica
  • Contacte-nos
  • Política de privacidade
  • Links

Utilizamos determinadas tecnologias no nosso site, como os cookies, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, proporcionarmos funcionalidades das redes sociais e analisarmos o nosso tráfego. Clicando em "ok" está a consentir a utilização destas tecnologias na web. Saiba mais acerca da nossa política de privacidade clicando no botão "política de privacidade".
Cookie SettingsAceitar tudo
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre activado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
GUARDAR E ACEITAR
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
    • MISSÃO
    • O QUE É O SHORT SEA?
    • CORPOS SOCIAIS
    • EUROPEAN SHORT SEA NETWORK
  • MEMBROS

© 2021 Riscos Editora | Todos os direitos reservados