O Porto de Aveiro lançou o concurso para a construção do terminal intermodal. As obras deverão arrancar no final do ano. O objectivo é movimentar mais de 800 comboios/ano em 2040.
A nova infra-estrutura ocupará uma área de cerca de dez hectares no limite da Zona de Actividades Logísticas e Industriais, paredes meias com as unidades ali instaladas ou a instalar e próxima da frente de cais do porto de Aveiro.
O terminal disporá de duas linhas capazes de receber comboios de mercadorias de 750 metros.
O investimento previsto é de 16,2 milhões de euros. Parte desse montante, 7,6 milhões de euros, provirá de fundos comunitários. Em 2022, o Porto de Aveiro viu aprovada uma candidatura ao CEF, na estreia dos apoios à Mobilidade Militar, para a construção do terminal e melhoria dos feixes ferroviários que servem a ZALI.
O novo terminal servirá o porto de Aveiro e as suas ligações ao hinterland nacional e ibérico, até Castela e Leão e Madrid, favorecendo as relações com os portos secos existentes ao longo dos principais eixos, casos, desde logo, da Guarda e Salamanca.
Mas a ideia da administração portuária é que a infra-estrutura não se restrinja às cargas de e para o porto, mas opere também com cargas “terrestres”.
Actualmente o porto de Aveiro realiza cerca de oito comboios por semana. Os planos apontam para dobrar esse número cerca de 2040, o que representará a realização de 822 comboios/ano, permitindo a retirada de 58 mil camiões das estradas, com as inerentes vantagens em termos de externalidades.
Lançado agora o concurso para a empreitada, as obras poderão arrancar ainda no final do ano corrente, estima a administração portuária. O prazo para a execução dos trabalhos é de 480 dias.