23 de Junho, 2025
  • Notícias
  • SOBRE NÓS
    • MISSÃO
    • O QUE É O SHORT SEA?
    • CORPOS SOCIAIS
    • EUROPEAN SHORT SEA NETWORK
    • FICHA TÉCNICA
  • MEMBROS
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Intermodal Portugal
  • Notícias
  • SOBRE NÓS
    • MISSÃO
    • O QUE É O SHORT SEA?
    • CORPOS SOCIAIS
    • EUROPEAN SHORT SEA NETWORK
    • FICHA TÉCNICA
  • MEMBROS
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Intermodal Portugal
Sem Resultados
Ver todos os resultados

SECA reduziu poluição e custos socioeconómicos

por Intermodal
22/04/2016
em Ambiente
0
Home Notícias Ambiente

 

Cargo ship

A implementação da SECA (área de controlo de emissões de enxofre) no Mar Báltico, no Mar do Norte e no Canal da Mancha reduziu a poluição do ar e os custos socioeconómicos associados, entre 4,4 e oito milhões de euros por ano, de acordo com um estudo da ONG alemã de protecção da natureza Nabu.

“Os resultados do estudo revelam um balanço socioeconómico das zonas ECA muito positivo. Ao serem usados melhores combustíveis, a concentração de dióxido de enxofre reduziu-se em 50% ou mais. Proporcionalmente, os custos em termos de impacto sobre a saúde e danos ambientais também foram menores. As ECA são uma história de sucesso europeia, que envia uma mensagem clara para que haja um reforço das normas à escala global”, afirmou, citado pela assessoria de imprensa, o CEO da Nabu, Leif Miller.

As zonas ECA foram implementadas no Báltico, Mar do Norte e Mancha (e em partes das costas da América do Norte) a 1 de Janeiro de 2015, impondo uma redução do teor máximo de enxofre dos combustíveis dos navios de 1% para 0,1%.

… mas o “crime” ainda compensa

Os dados da Agência Europeia da Segurança Marítima revelam que 3% a 9% dos navios inspeccionados não cumpriam as obrigações legais. Os especialistas avisam, porém, que a percentagem real de incumprimento deverá ser bastante superior e que importa melhorar o controlo em alto mar e subir o valor das multas aplicáveis.

A ONG ambientalista alemã concorda. “No presente, as verificações são feitas perto dos portos, por isso acreditamos que há um número elevado de violação das normas em alto mar. O incentivo económico para que se infrinjam as regras e se use combustível mais barato é muito grande, ao mesmo tempo que o risco de ser apanhado é praticamente zero”, indica o especialista em transportes da Nabu, Dietmar Oeliger.

Entretanto, os ferries e o short sea shipping, que eram os negócios em que se esperava que o prejuízo fosse maior por operarem, quase em exclusivo, em zonas ECA, não tiveram impactos negativos, de acordo com relatórios do próprio sector. Aliás, algumas companhias obtiveram resultados recorde em 2015.

A partir de 2020, será obrigatória, à escala mundial, a redução do limite de enxofre no combustível marítimo, de 3,5% para 0,5%.

 

Tags: Zonas ECA
PartilharTweetPin

Notícias Relacionadas

Brittany Ferries ultima instalação dos “scrubbers”
Notícias

Brittany Ferries ultima instalação dos “scrubbers”

05/04/2016
Zonas ECA da América do Norte baixam limites de emissões
Ambiente

Zonas ECA da América do Norte baixam limites de emissões

13/01/2016
Dinamarca reforça controlo das emissões de enxofre
Ambiente

Dinamarca reforça controlo das emissões de enxofre

06/01/2016
Próximo Post
Porto de Santander com nova rampa ro-ro

Porto de Santander com nova rampa ro-ro

Spliethoff reforça no ro-ro com a compra da Bore

Spliethoff reforça no ro-ro com a compra da Bore

Baleària anuncia serviço Valência-Argélia

Baleària anuncia serviço Valência-Argélia

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Intermodal Portugal

© 2021 Riscos Editora | Todos os direitos reservados

  • Acerca
  • Ficha Técnica
  • Contacte-nos
  • Política de privacidade
  • Links

Utilizamos determinadas tecnologias no nosso site, como os cookies, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, proporcionarmos funcionalidades das redes sociais e analisarmos o nosso tráfego. Clicando em "ok" está a consentir a utilização destas tecnologias na web. Saiba mais acerca da nossa política de privacidade clicando no botão "política de privacidade".
Cookie SettingsAceitar tudo
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre activado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
GUARDAR E ACEITAR
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
    • MISSÃO
    • O QUE É O SHORT SEA?
    • CORPOS SOCIAIS
    • EUROPEAN SHORT SEA NETWORK
  • MEMBROS

© 2021 Riscos Editora | Todos os direitos reservados