28 de Janeiro, 2023
  • Notícias
  • SOBRE NÓS
    • MISSÃO
    • O QUE É O SHORT SEA?
    • CORPOS SOCIAIS
    • EUROPEAN SHORT SEA NETWORK
    • FICHA TÉCNICA
  • MEMBROS
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Intermodal Portugal
  • Notícias
  • SOBRE NÓS
    • MISSÃO
    • O QUE É O SHORT SEA?
    • CORPOS SOCIAIS
    • EUROPEAN SHORT SEA NETWORK
    • FICHA TÉCNICA
  • MEMBROS
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Intermodal Portugal
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Setúbal com planos para crescer nos próximos 30 anos

por Intermodal
13/08/2015
em Portos e terminais
0
Home Notícias Portos e terminais

São três quilómetros de cais, 75 hectares de terraplenos e 96 hectares de área industrial e logística. O Porto de Setúbal procura investidores que lhe garantam o crescimento “para os próximos 30 anos”, avança ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS o presidente da administração portuária.

Porque não basta dizer que se tem capacidade para crescer e potencial para servir um hinterland mais vasto, a Administração do Porto de Setúbal e a SapecBay estão já a promover, junto de investidores nacionais e internacionais, as duas áreas de expansão de excelência do porto sadino.

“Existem áreas de expansão de expansão portuária entre o terminal ro-ro e o terminal Sapec, que são da responsabilidade e iniciativa da APSS, e um projecto intregrado logístico-industrial e portuário – o “Blue Atlantic” -, que inclui áreas da SapecBay e da APSS”, enumera Vítor Caldeirinha.

Para a denominada área central do porto, prevê-se uma frente de cais de 1 800 metros e 75 hectares de terraplenos. O “desenho” apresentado aponta para um desenvolvimento em três fases (600m + 600m + 600m e 25ha + 25ha + 22 ha), mas o presidente da APSS avisa que a solução final “dependerá dos interessados que encontrarmos. Podem ser várias fases de um mesmo terminal, ou vários terminais”.

Em aberto está igualmente o(s) tipo(s) de terminal(ais) a implementar. “São áreas para qualquer tipo de carga que seja compatível com a envolvente. Não colocamos restrições à partida”, acrescenta.

Certo é que os fundos disponíveis “serão os do canal Norte, que está previsto ser dragado e permitirá navios de 4 000 TEU (shortsea) em qualquer maré, e navios graneleiros de -14 metros de calado à maré”. E certo também, garante Vítor Caldeirinha, é que qualquer terminal será concessionado em regime de “construção e exploração, se bem que as dragagens previstas pela APSS deverão permitir criar na zona alguns terraplenos”.

O presidente da APSS não arrisca estimativas de capacidade de movimentação de cargas. Nem do investimento necessário, mas lembra o “terminal da Sadoport, que custou cerca de 30 milhões de euros nos seus 725 metros de cais e 20 ha de terraplenos”.

Este projecto de expansão “está a ser promovido junto de operadores portuários nacionais e estrangeiros” e, garante Vítor Caldeirinha, “tem sido recebido com interesse face ao potencial, aos fundos futuros do canal e aos reduzidos valores de investimento envolvido”.

ZIL de Setúbal chama-se “Blue Atlantic”

O “Blue Atlantic” é, no essencial, um projecto da SapecBay, embora com uma importante âncora portuária que envolve, claro, a APSS.

No que toca à área logístico-industrial propriamente dita, “são 96 hectares de área da SapecBay, com uma capacidade máxima de construção de 380 mil metros quadrados, com ligação ferroviária privativa”.

Poderão ali instalar-se “indústrias pesadas, ou empresas de logística internacional, ou operadores portuários”, embora a aposta maior dos promotores seja “na complementaridade entre indústria e logística”.

Para isso, além da já referida ligação ferroviária, prevê-se a criação de uma frente de cais com “800 metros de extensão e fundos de -13 metros”. Aí mandará a APSS. Sendo seguro que o investimento será sempre de privados. “Se for de uso privativo, será um contrato de uso privativo. Se for de serviço público, terá de haver um concurso público internacional”, diz o presidente da administração portuária.

O projecto integrado está a ser divulgado “em todos os continentes” pela SapecBay. Com o envolvimento da APSS.

Em ambos os casos – zona central do porto e área logístico-industrial – o timing e a decisão de avançar está exclusivamente dependente do surgimento de investidores interessados. Mas Vítor Caldeirinha acredita que o que está pensado “permite a expansão do porto para os próximos 30 anos”.

Last but not the least: estas possibilidades de expansão do porto estão previstas no Plano Estratégico do Porto de Setúbal que “foi discutido com a Comunidade Portuária”, remata o presidente da APSS.

Tags: Setúbal
PartilharTweetPin

Notícias Relacionadas

MacAndrews duplicará movimentos em Setúbal
Empresas

MacAndrews duplicará movimentos em Setúbal

08/02/2016
Bruxelas dá luz verde à compra da OPDR pela CMA CGM
Serviços

OPDR transfere dois serviços de Lisboa para Setúbal

14/05/2015
Próximo Post
Espanha e França relançam concurso para AEM Gijon – Nantes

Espanha e França relançam concurso para AEM Gijon – Nantes

Sines cresceu mais de 25% no primeiro semestre

Sines destaca-se no “top 100” mundial de contentores

Atenas quer vender 51%+16% dos portos de Salónica e Pireu

Atenas quer vender 51%+16% dos portos de Salónica e Pireu

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Intermodal Portugal

© 2021 Riscos Editora | Todos os direitos reservados

  • Acerca
  • Ficha Técnica
  • Contacte-nos
  • Política de privacidade
  • Links

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
    • MISSÃO
    • O QUE É O SHORT SEA?
    • CORPOS SOCIAIS
    • EUROPEAN SHORT SEA NETWORK
  • MEMBROS

© 2021 Riscos Editora | Todos os direitos reservados

Utilizamos determinadas tecnologias no nosso site, como os cookies, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, proporcionarmos funcionalidades das redes sociais e analisarmos o nosso tráfego. Clicando em "ok" está a consentir a utilização destas tecnologias na web. Saiba mais acerca da nossa política de privacidade clicando no botão "política de privacidade".
Cookie SettingsAceitar tudo
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre activado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
GUARDAR E ACEITAR