As maiores companhias de shipping de contentores do mundo, membros da DCSA, comprometeram-se em atingir os 100% de utilização de BL electrónicas (eBL) até 2030.
Já antes, dentro de cinco anos, o objectivo assumido é o de atingir uma taxa de penetração de 50% de eBL, suportada nos standards desenvolvidos pela DCSA (Digital Container Shipping Association) .
Anualmente são produzidas cerca de 45 milhões de cartas de porte marítimo, e em 2021 apenas 1,2% correspondiam a cartas de porte electrónicas.
A DCSA agregar nove das dez maiores companhias de transporte marítimo do mundo (só a COSCO não está presente) que, juntas, representam mais de 70% da capacidade de transporte mundial. O que pode facilitar as coisas.
A BL é um documento fundamental no transporte marítimo de contentores. Mas o seu preenchimento manual custa tempo e dinheiro, arrisca erros e atrasos e penaliza o ambiente.
De acordo com a DCSA, a transição da BL em papel para um ambiente 100% eBL permitirá poupanças directas de 6,5 mil milhões de dólares aos stakeholders e favorecerá um crescimento do comércio mundial na ordem dos 30-40 mil milhões de dólares anuais.
“A nossa indústria precisa de acelerar a digitalização para ajudar a tornaro shipping mais eficiente, mais seguro e melhorar a experiência dos clientes. Para além desses benefícios, adoptar os 100% de eBL contribuirá para atingirmos os nossos objectivos climáticos, quando os encaminhamos para as emissões zero em 2050”, comentou Soren Toft, CEO da MSC, citado no comunicado da DCSA.