O tráfego de short sea shipping (SSS) em Espanha ascendeu a 116,8 milhões de toneladas no primeiro semestre do ano, 7,6% acima do registado em igual período de 2015, segundo os dados do SPC Spain.
O tráfego exterior cresceu, na primeira metade deste ano, 8,2% em termos homólogos, enquanto o de cabotagem aumentou 4,9%.
O maior crescimento foi o da carga rodada, que aumentou 10,7%, graças ao incremento do tráfego exterior e, em especial, ao de cabotagem (+11,8%). Outro segmento com um crescimento assinalável no SSS foi a carga contentorizada, que subiu 8,4% no período em análise (10% na cabotagem e 8,4% no tráfego exterior).
Em sentido contrário, os granéis líquidos e sólidos foram as cargas com crescimentos mais modestos, de respectivamente 7,4% e 4,8%. Pior desempenho na primeira metade de 2016 só mesmo o da carga geral, que registou uma queda de 0,9% face ao ano passado.
Em termos de oferta disponível, as auto-estradas do mar (AEM) da fachada atlântica mantiveram o único serviço existente, mas a capacidade, em metros lineares, aumentou 7% em relação ao primeiro semestre de 2015. Já no que se refere à fachada mediterrânica, as três AEM mantiveram-se mas a capacidade teve um corte de 13%.