O tráfego de shortsea cresceu 42% em Espanha, em 2018, face a 2017, de acordo com os dados do observatório estatístico da SPC Spain.
Os portos espanhóis contam, no presente com dez auto-estradas do mar. Indicam desde a SPC Spain que a procura de serviços de shortsea ro-ro internacional apresentou um crescimento “robusto” de 12,3% no passado face a 2017.
Na fachada atlântica, destaca-se o grande aumento dos fluxos com a Bélgica e, embora com números mais baixos, com a Irlanda, graças à nova rota da Brittany Ferries. Na fachada do Mediterrâneo, destaca-se o crescimento do tráfego com Itália e Marrocos.
Do lado da oferta, houve um crescimento elevado na fachada do Mediterrâneo, embora em parte devido à mudança metodológica de contabilização. Na fachada atlântica, ocorreu um ligeira contracção da oferta, o que levou a uma melhorias das taxas de ocupação, enquanto a mediterrânica piorou nesse indicador.