No espaço de um ano, a oferta de capacidade no transporte marítimo de contentores intra-europeu caiu 14,2%, assinala a Alphaliner.
O mercado intra-europeu foi o mais castigado pela redução na capacidade de transporte marítimo de contentores, na comparação entre Agosto do ano passado e Agosto deste ano feita pela Alphaliner.
Os outros dois mercados regionais penalizados foram o intra-Ásia, que perdeu 10,3% da capacidade em TEU, e os tráfegos africanos, onde a oferta recuou 4,3%, acrescenta a consultora.
No caso do transporte intra-europeu, a quebra de 14% acresce à perda de 5% já constatada em 2021, sublinha. São menos cerca de 150 mil TEU de capacidade, que o conflito na Ucrânia, afectando os tráfegos com os dois estados beligerantes, não chega para explicar, refere ainda a consultora.
Para a Alphaliner, a principal explicação para a redução da oferta por parte dos operadores de transporte marítimo de contentores será a realocação dos navios – ainda que de menores dimensões – aos tráfegos onde se verificaram as maiores subidas dos fretes.
O caso mais evidente será o do tráfego Ásia – América do Norte, onde a oferta de capacidade subiu 10%, ao ponto de superar o Ásia – Europa.
A propósito dos resultados da Alphaliner, Lars Jensen lembrou que, sensivelmente no mesmo período, a procura no intra-Europa decaiu cerca de 12%. Ainda assim, e sem estabelecer uma relação de causa-efeito entre a redução da oferta e a da procura, apontou que, olhando para o número de navios de menores dimensões alinhados no Trans-Pacífico e no Ásia – Europa, terá sido sobretudo a redução da oferta a penalizar a procura.