A holandesa Spliethoff vai expandir o negócio de ro-ro com a aquisição da Bore à finlandesa Rettig. O negócio não está sujeito à aprovação por autoridades da concorrência e deverá ser concluído no dia 30 de Junho.
O acordo prevê que a Spliethoff absorva todos os cerca de 200 trabalhadores e os nove navios ro-ro da frota da Bore.
A Bore é um armador especializado no mercado ro-ro. As suas nove embarcações estão fretados a companhias que operam no Mar do Norte, Báltico, Mediterrâneo e Caraíbas. Entre elas contam-se a Transfennica e a UECC.
No ano passado, a companhia realizou um volume de negócios de 40 milhões de euros.
A Spliethoff gere, no presente, uma frota de cerca de 100 navios. Entre as suas participadas destaca-se a Transfennica, adquirida em 2002, especializada nos tráfegos ro-ro, e a BigLift Shipping, vocacionada para os transportes de cargas excepcionais ou de projecto.
“Ao longo dos últimos anos, o segmento ro-ro tornou-se uma parte importante da actividade do grupo Spliethoff através do membro Transfennica, que oferece serviços entre o Continente e a Finlândia. Com a chegada da Bore ao nosso grupo, podemos fortalecer a nossa posição neste segmento de mercado e desenvolver novas oportunidades”, referiu, citado em comunicado, o director comercial do grupo Spliethoff Michael van den Heuvel.
O CEO da Bore, Hakan Modig, por seu turno, também salientou o ganho de competitividade que o negócio trará. “Ao tornar-se parte de uma empresa dedicada apenas ao transporte marítimo, a Spliethoff, a Bore terá capacidade para desenvolver a frota e o negócio para responder aos desafios futuros dentro do competitivo mercado do transporte marítimo”, referiu, citado na mesma nota.
O grupo Rettig é um grupo familiar finlandês com mais de 200 anos de existência.