A Stena Line já iniciou as operações no seu renovado terminal no porto de Roterdão. Além de modernizar o cais existente, o terminal foi expandido com um segundo cais para os navios ro-ro.
A ampliação do terminal no Europoort, que passa, agora, a ter 212 metros de comprimento, é uma antecipação da companhia sueca à previsão de aumento dos volumes entre Roterdão e o Reino Unido.
“Estamos muito satisfeitos com o novo terminal e a duplicação dos postos de atracação”, referiu, em comunicado do porto holandês, a directora comercial da Stena Line Noordzee, Annika Hult.
“Acreditamos firmemente no futuro do Europoort como um forte hub para o transporte de mercadorias no Mar do Norte. O número de partidas aumentou nos últimos anos e a capacidade dos navios também aumentou. Em Janeiro último, substituímos três dos quatro ‘navios Europoort’ por navios maiores. O segundo cais de atracação permitir-nos-á responder ainda melhor ao aumento da procura nas nossas rotas para Harwich e Killingholme. As modificações no local também oferecem espaço para um maior crescimento”, indica Annika Hult.
Hub ro-ro
O novo terminal da Stena é mais um passo no objectivo do porto de Roterdão de crescer no mercado ro-ro.
“Com o novo cais no Beneluxhaven, também estamos a tomar medidas para fortalecer o Europoort como um hub ro-ro”, explicou Ronald Paul, COO da Autoridade Portuária de Roterdão.
“Pretendemos permitir um maior crescimento neste segmento. No ano passado, o segmento de roll-on/ roll-off em Roterdão cresceu 6,2% através do uso de navios maiores, um aumento na quantidade de serviços e a expansão dos serviços existentes”, acrescentou.