A Stena Line lançou o seu primeiro ro-pax E-Flexer no estaleiro chinês Avic Weihai. O navio, baptizado de Stena Estrid, entrará ao serviço no início de 2020.
Trata-se do primeiro de oito ferries de nova geração encomendados pela Stena Line, sendo que a companhia operará cinco e cederá três em fretamento.
Das cinco embarcações que serão operadas pela Stena Line, três serão alinhadas no Mar da Irlanda (até 2021) e as restantes duas na rota Belfast-Liverpool (em 2022).
As três embarcações para o Mar da Irlanda serão maiores do que as embarcações ro-pax standard actuais, com 215 metros de comprimento, capacidade de 3 100 metros lineares de carga e espaço para transportar 120 carros e 1 000 passageiros.
Já os dois navios a alinhar pela Stena em 2022 serão ainda maiores. Terão 240 metros de comprimento, uma capacidade de carga de 3 600 metros lineares e lotação para 1 200 passageiros.
Brittany Ferries e DFDS
“Estamos muito felizes com a grande colaboração com o estaleiro Avic, a qual inclui tanto o desenvolvimento como a produção da série E-Flexer. Do ponto de vista do cliente, temos requisitos exigentes de adaptação e flexibilidade, que o estaleiro forneceu com sucesso, e fizeram-no em grande medida com bons níveis de qualidade”, comentou o CEO da Stena RoRo, Per Westling.
As encomendas do total de oito navios da classe E-Flexer foram feitas pela Stena Line à Avic Weihai entre 2016 e 2018.
Aos cinco navios que serão operados pela companhia sueca, juntam-se outros três que serão alinhados por outros operadores em regime de fretamento à Stena.
Dois foram contratados pela Brittany Ferries para a rota Portsmouth-Bilbau-Santander, e o terceiro pela DFDS para ser usado na travessia do Canal da Mancha.