Há “uma ou duas” companhias interessadas na reactivação da Auto-Estrada do Mar (AEM) entre Gijon e Nantes e que estão “em estreito contacto” com ambos os portos, garantiu o presidente da Puertos del Estado, José Llorca.
Aquele responsável, que falava à imprensa espanhola em Alavés, à margem da conferência “Os portos do futuro: smart ports”, disse, porém, ser “prematuro” avançar quem são as companhias de navegação em causa.
Longe de vacilar nos planos para reabrir a AEM Gijon-Nantes, o Ministério do Fomento espanhol decidiu candidatá-la a novos apoios no âmbito da segunda chamada do Mecanismo Interligar a Europa (CEF, na sigla em inglês). A AEM não funciona desde 18 de Setembro de 2014, quando a LD Lines deixou de a operar.
A Puertos del Estados prevê que as conclusões do estudo encomendado à Shipping Consultants sobre este projecto, que irá incluir a opinião de pelo menos 15 companhias de navegação de todo o mundo especializadas em serviços de carga rodada, serão apresentadas nas Astúrias na primeira quinzena de Junho.