No imediato são dois, mas em Março passarão a quatro os navios envolvidos no novo serviço da Unifeeder, entre os portos de Lisboa e Leixões e os hubs de Felixtowe e Roterdão, apurou o TRANSPORTES & NEGÓCIOS.
O serviço arrancou esta semana, operado com navios de cerca de 600 TEU de capacidade. Em Felixtowe e Roterdão, a Unifeeder garante a baldeação das cargas para inúmeros destinos no Norte da Europa, com especial destaque para a Escandinávia e Mar Báltico, onde a companhia é particularmente forte e onde oferece uma cobertura praticamente sem paralelo.
Mas os planos da Unifeeder para esta ligação ao mercado português não se ficam por aqui. Algures em Março o número de navios deverá duplicar, permitindo o desdobramento num serviço “butterfly”, ampliando os portos servidos directamente a partir de Lisboa e Leixões. Projectado está também o aumento da capacidade dos navios para a casa dos 800 TEU.
Nos últimos tempos sucedem-se os anúncios de novos serviços de shortsea ligando o mercado português ao Reino Unido e ao Norte da Europa. Sinais de um maior dinamismo do mercado e também da reorganização das redes de transportes intra-europeias.
A Unifeeder é agenciada em Portugal pela Navex.