Com o MAPT, a Wec Lines passou a disponibilizar quatro serviços no porto de Setúbal, neste arranque do novo ano.
O MAPT liga há 30 anos Portugal e Marocos, apresentando-se como o serviço mais antigo nesse tráfego.
Actualmente é um serviço semanal, a dia fixo, operado por um navio, o Conmar Fjord, com uma capacidade nominal de cerca de 700 TEU.
As escalas do MAPT em Setúbal servem essencialmente para posicionar contentores vazios para abastecer os outros três serviços com que a Wec Lines escala o porto sadino nas ligações para o Norte da Europa. São eles o SPM 1 (de/para Setúbal/Tilbury/Moerdijk/Roterdão); o SPM 2 (de/para Setúbal/Roterdão/Antuérpia/Báltico e Escandinávia); e o SPM 3 (de/para Setúbal/Liverpool/Portbury/Irlanda e Greenock).
No ano passado, o movimento de contentores em Setúbal foi bastante castigado pelos conflitos laborais, mas no entretanto, em Janeiro, já terá crescido 6%, em termos homólogos, em número de TEU, segundo avançou há dias a ministra do Mar, numa intervenção no Parlamento.
Ana Paula Vitorino acrescentou na altura que os dados de Janeiro “indicam um crescimento de 3,4% da movimentação total das mercadorias e um crescimento de 2% da carga ro-ro”.