7 de Abril é a data prevista para a extensão da AEM Vigo-Nantes, operada pela Suardíaz, a Tanger Med e a Zeebrugge. Muitos anos volvidos, cumpre-se, assim, o projecto inicial da Trasmediterránea.
A AEM Vigo-Nantes, a única sobrevivente do concurso lançado há anos pelos governos de Espanha e França, prepara-se para experimentar um forte upgrade, com a inclusão de mais portos e o alinhamento de mais navios.
A partir de 7 de Abril, se tudo correr como previsto, a Suardíaz escalará duas vezes por semana o porto marroquino de Tanger Med, estendo a AEM a Sul, e uma vez por semana Zeebrugge, prolongando-a para o Norte da Europa até à Bélgica.
Ao mesmo tempo, a ligação já existente entre Vigo e Nantes St Nazaire será reforçada com mais saída, passando a quatro semanais.
Para garantir este aumento da oferta, a Suardíaz aumentará para cinco o número de navios alinhados na AEM. Mas ainda não divulgou as suas escolhas neste domínio.
Tal como acontece com o Vigo-Nantes, as escalas em Tanger Med serão alavancadas pelo transporte de automóveis e componentes de/para a fábrica da Renault em Marroscos, a que se juntará, em 2019, a nova unidade do Grupo PSA Peugeot Citroën.
Com a extensão agora anunciada, a Suardíaz retoma, na prática, o projecto inicial Trasmediterránea, candidatado aos apoios de Madrid e Paris, da AEM Atlântica. O projecto, velho de mais de uma década, previa então ligações aos portos de Algeciras, no extremo Sul, e Le Havre, a Norte.