A Comissão Europeia vai co-financiar o relançamento da Auto-estrada do Mar (AEM) Gijon-Nantes com um milhão de euros do CEF. A portuguesa EDP também poderá dar gás ao projecto.
Dois anos depois de ter sido suspensa, a AEM Gijon-Nantes poderá ser relançada ainda este ano pela espanhola Transportes Riva, bem sucedidas que foram as reuniões entre o promotor, as autoridades portuárias envolvidas e a INEA (em representação de Bruxelas) sobre os apoios comunitários.
Assim, o porto de Gijon deverá receber um co-financiamento de 410 mil euros para o investimento na nova rampa ro-ro e outras melhorias, enquanto o de Nantes St.-Nazaire receberá 130 mil euros de apoios.
À Transportes Riva estarão destinados cerca de 652 mil euros, fundamentalmente destinados à preparação do navio que operará a ligação. Em aberto está a possibilidade de reconverter uma embarcação para GNL, o que também implicará a existência de postos de abastecimento nos dois extremos da rotação.
E é aqui que entrará a EDP. A eléctrica portuguesa integra um consórcio com a Autoridade Portuária de Gijon para estudar a viabilidade do projecto.