A Associação dos Armadores da Comunidade Europeia (ECSA) divulgou ontem uma nova publicação sobre os méritos do Short Sea Shipping, com o objectivo de revitalizar a política da União Europeia para o sector.
A iniciativa foi apresentada no decurso de uma reunião de alto nível promovida pela presidência dinamarquesa do Conselho, em Amesterdão.
“O SSS está na agenda política da UE há muito tempo”. Mas “apesar das muitas boas iniciativas, há problemas de longa data que continuam por resolver”, sublinhou a propósito o presidente da ECSA, Niels Smedegaard.
Patrick Verhoeven, secretário-geral da ECSA, defendeu, por seu turno, que o SSS “tem um enorme potencial, que poderia ser libertado se os muitos constrangimentos legislativos e administrativos que o limitam fossem abordados numa perspectiva holística”.
“Estamos prontos para trabalhar com os legisladores da UE” para encontrar as melhores soluções de futuro, acrescentou.
A brochura da ECSA sobre o Short Sea Shipping sintetiza alguns dados estatísticos sobre a caracterização e evolução do sector, aborda as suas vantagens competitivas – desde logo, em termos ambientais – e trata algumas das soluções que permitirão o rápido crescimento da actividade.
» ECSA: “SHORT SEA SHIPPING. THE FULL POTENTIAL YET TO BE UNLEASHED”